12 de novembro de 2011

Dia 11, zona leste de SP

Escrito por Daniele Cavalcante Ferreira

O último dia da semana expressão jovens urbanos, se resume em uma palavra: Talento. Dança, Teatro, Música , Tecnologia e outros, foi uma explosão de conhecimento e habilidades de todos os educandos.

O evento começou com a apresentação da peça O HOMEM SEM PASSADO, onde o elenco foi composto pelos jovens da experimentação de dança e teatro acessoradas por César  Negro.

Quatro (4) produtos foram apresentados em forma de slide,  revista jovens urbanos, oficina reinvente sua casa com materiais recicraveis, laboratório de imagem e a academia de ciências.
Mas entre as apresentações a atividade televisão na Internet foi a mais irreverente,  titulado comediolandia, o programa foi aberto com apresentação de piadas sobre fank, churrasco, mãe e acabou com uma apresentação animada sobre cultura nipo-brasileira.

A Web Rádio Tudo Junto e Misturado mescla de tudo mesmo: sexualidade, tatuagens, e  é claro noticias da zona leste de São Paulo para assistir é só entrar no site:www.radiotudojuntoemisturado.blogspot.com

O que mais empolgou  foi a produção musical que misturou os estilos: rap, samba e eletronico.
Depois veio o encerramento feito pelo grupo de break STARS CREW, e pelo pessoal do ARTE MALOQUEIRA.

O evento contou com a colaboração dos formados pela etec no curso de festas e eventos.

11 de novembro de 2011

O que rolou na Semana Expressão Jovem no Grajaú!!!

  2° dia...

  Quarta- feira ensolarada, sem previsão de chuva, algo bom para os jovens da região do Grajaú, que estavam na Casa de Cultura, no segundo dia de atividade, da Semana Expressão Jovens Urbanos. Onde tiveram oficinas de Stencil, Lambe-Lambe, entre outros.
Iniciamos o dia com uma breve introdução com o Coordenador Magno Duarte (ONG-Comunidade Cidadã), juntamente com a Rozana, do Projeto Anchieta, e a apresentação dos DJ´s André e Binho, que animará os intervalos, para dar um esquenta nesse segundo dia de atividade.

Instrutores das Oficinas:

Bob e Joilson - Oficina de Musica;
Renato e Renan - Oficina de Stencil;
Manuel - Oficina de Dança;
André Bueno - Oficina de Lambe-Lambe;

Oficina - Luxo em lixo

  Como o grupo de comunicação era por região, nos separamos, para assim cobrir igualmente todas as oficinas que estão rolando, escolhemos a oficina de Música (Luxo em lixo), de começo, com o Bob e o Joilson (da Rede Social Comunidade Cidadã – esporte é arte Clique aqui), do qual 15 jovens estão participando.

  Para começar, e quebrar o gelo entre os jovens, eles mostraram os vários tipos de instrumentos, feitos de garrafas Pet, latas, pedaços de mangueiras, entre outros, o que chamou bastante a atenção dos jovens.

  “Tudo isso é para chamar a atenção” – diz Joilson, para explicar os desenhos que estão nos instrumentos.

  Após da apresentação dos vários instrumentos expostos aqui, eles dão uma proposta aos jovens, de criar alguns deles, os mais simples. Os jovens se divertiram bastante, executando esta tarefa, e também tocando (ou melhor fazendo bastante barulho), com os instrumentos já prontos.

  E após esta experiência, fomos ver o que eles acharam, confira:

“Zica mesmo” – diz Marcos, da ONG Comunidade Cidadã.

“Estou achando muito legal, eles deveriam fazer uma oficina fixa aqui, pois é diferente e interessante. E a partir de hoje vou começar a reciclar”. – diz Ana Caroline, da ONG Comunidade Cidadã.


Oficina - Lambe-Lambe

 A outra oficina do qual escolhemos relatar, é a de Lambe-Lambe, que estava sendo feita pelo André Bueno, no Calçadão Cultural, com a ajuda da Educadora Elisangela Duarte, com a participação de 21 jovens.
 Onde os jovens aprenderam as táticas de fixar fotos, banners, nas paredes de um jeito diferente.

 “Ah, muito legal e divertido, eu aprendi com fazer lambe-lambe, e irei executá-lo em meu projeto.” – diz Tainá, da ONG Comunidade Cidadã


Enquanto isso, nos intervalos...

  E é claro, não podemos esquecer que não é só por que somos da Equipe de Comunicação, que não podiamos nos divertir, nos pequenos intervalo que fizemos, curtimos as músicas remixadas dos DJ´s André e Binho, que estavam arrebentando.
  Após o nosso breve intervalo, fomos ao trampo, que foi a apresentação das atividades feitas nas oficinas executadas no decorrer do dia. A primeira apresentação foi da oficina de dança, no qual fizeram uma coreografia de Hip-Hop. A Segunda, foi da Oficina Luxo em lixo, do qual apresentaram vários ritmos de musicas com percussão. O que animou a galera.


Encerramento...

  Para encerrar a apresentação deles, fizeram uma proposta de fazer um cortejo, e assim passar pelo calçadão do Grajaú.


E para encerrar as apresentações das oficinas, o pessoal do Stencil, deixou sua marca, nos degraus das escadas do Calçadão do Grajaú. E Assim se encerra o segundo dia da Semana expressão Jovem.

3° dia...
  
 Após a abertura na Casa das Caldeiras, workshop's, ontem foi dia de explorações. O pessoal se dividiu em 2 grupos, um foi para a Pinacoteca e o outro para o Teatro Sesi.

Eu acompanhei a galerinha do Teatro, que assistiram a peça "O Casamento Suspeito".


"A PEÇA FOI MUITO ENGRAÇADA (risos)" - Lucas Max (convidado do PJU).

"Muito engraçado, gostei" - Higor Queiroz  (convidado do PJU).



Todos os jovens que foram gostaram muito, riram muito e aplaudiram de montão.


De Janaína Iracema

Fazendo Diferente

O IPJ, do Lajeado, resolveu fazer diferente. Todas as alternativas propostas pelo cronograma já haviam sido visitadas, então resolvemos nos expressar num lugar mais próximo de nosso bairro, o Parque do Carmo.
O dia estava lindo, 27 ºc, nada melhor do que curtir a natureza, num lugar simples, porém agradável.
Chegamos lá por volta de 2:30 da tarde, um lugar enorme. Deu pra se divertir muito e descansar, também, já que passamos por uma época bem cansativa: produtos de experimentação, intervenção, escrita de projeto final, entre vários outros.

Foi bom esquecer os problemas um pouco e se dedicar a uma atividade diferente que com certeza resultará num produto maravilhoso como sempre.

Palestra Fora do Eixo

O jovem empreendedor Ney Hugo, do Coletivo Fora do Eixo, começou a palestra dando foco ao fato de que eles surgiram fora do circuito RJ/SP. Ele sentia que sua cidade, Cuiabá (MT) estava atrasada quanto a alguns fatores.
Hoje o Fora do Eixo trabalha com números grandes: centenas de turnês, mais de 5000 shows e + de 10.000 eventos e varias parcerias, e a meta é crescer ainda mais.
Porém eles começaram do zero, organizando pequenos festivais, com a função de dar voz à música local.
Logo depois que o evento acabou, Ney disse que curtiu muito estar os Jovens Urbanos e espera que essa palestra traga inspiração aos jovens.
Também reforçou a ideia de que as redes sociais como twitter e facebook são indispensáveis para a cultura de hoje e, nas palavras dele, promovem um outro olhar sob o mundo digital.

10 de novembro de 2011

Exploração dos Jovens do Lagoa e Heliópolis

A exploração dos jovens do Lagoa e Heliópolis da turma da manhã foi uma visita à "Biblioteca de São Paulo".
Instalada no parque da Juventude, na área da antiga Casa de Detenção do Carandiru, a nova biblioteca pública se inspirou no conceito das grandes livrarias da cidade para conquistar seus leitores. Ela tem um acervo de livros de todos os tipos, adaptação para deficientes físicos e cegos, que podem escolher escutar ou ler o livro. Tem também DVD's para quem quiser assistir a filmes ou documentários.

Confiram algumas fotos ↓

















"A biblioteca tem uma coisa (adaptações especiais) que nenhuma biblioteca tem. Isso só existe em alguma bibliotecas deSão Paulo". Janaina Silva


 Curtiram muito que até deitaram nos "puf's" 
(Camila Alves) 





Foi o dia em que vi mais livros em toda a minha vida (Amanda Soares) 









Escrito por : Camila Alves 
Fotos : Rubens Oliveira

3º dia da Expressão Jovens Urbanos: circulação na cidade

Biblioteca São Paulo, Cenpec, Galeria Choque Cultural e Biblioteca Mário de Andrade são alguns dos lugares que os participantes do Programa Jovens Urbanos vão visitar hoje (10), no terceiro dia da Semana Expressão Jovens Urbanos. 

Veja mais na página do Facebook dos Jovens Urbanos: https://www.facebook.com/programajovensurbanos

9 de novembro de 2011

Bastidores do evento em Heliópolis

Apresentação de dança em Heliópolis :


O dia foi muito produtivo , animador os jovens curtiram muito. 

Chego o final do evento em Heliópolis . 

Momentos das oficinas em Heliópolis

Escrito por: Camila Alves
Fotos : Jefferson , Rubens 
O 2º dia da semana expressão jovens urbanos foi muito produtivo com as oficinas de :
1. Stencil com o oficineiro Jonato


2. Percurssão básica com o oficineiro Rafael




3. Hip-Hop oficineiro China da Unas + Ivonverine + Alconscientes




Fim da gincana: grupo do Sepas foi o ganhador

Depois de responderem diversas perguntas sobre educação, mundo do trabalho e temas relacionados, o Grupo do Sepas - Sociedade de Ensino  Profissionalizante e Assistência Social foi o grande ganhador. A disputa foi acirrada, já que a vantagem do vencedor em relação aos outros três grupos foi de apenas 0,5 pontos. Parabéns jovens!



"Adorei participar. Conheci novas pessoas, pude interagir com outros jovens e vi que eles pensam a mesma coisa que eu com relação ao mundo do trabalho", disse Carolina Lima, que fez parte do grupo vencedor da gincana. 

Expectativa do 2º dia Heliópolis

Escrito por : Camila Alves

                                                  EXPECTATIVA

''Boom to adorando, to gastando de aprender e saber o que Hip-Hop'' (Jessica - Núcleo Heliópolis)

'' Eu esto gostando muito e to gestante'' ( Shauane - Núcleo Mina)

''Esto adorando sobre um pouco da cultura do Hip-Hop. Apesar de tudo esta super legal'' ( Jessica - Núcleo Mina)

"Adorei esse dia espero que não acabe tão rápido'' (Dayane, apresentadora)

''Bom diferente, um dia de lazer'' (William,  Núcleo Heliópolis)

'' Parabéns pelo evento muito legal e diferente '' ( Régis, Coletivo Coca-Cola )

''Música, arte .
  Dança, arte.
  Grafite, arte.
  Só arte'' . ( Indira núcleo lagoa)

'' Muito gratificante vou enunciar essa mobilização tão intensa dos jovens de heliópolis, Aprendizagem genuína '' (André educador)

'' Eu não sou aquele que chora por amor, mais sim sou aquele que chora por medo de não saber amar'' ( Rubens, Núcleo Heliópolis)

Foto das oficinas Heliópolis

Escrito por : Camila Alves
Fotos : Julivaldo

Algumas fotos das oficinas que estão rolando
Foto da oficina de Hip-Hop




foto da oficina de Percussão Básica










Foto da oficina de hip-hop "freestyle"



Dj: Wolverine

Trabalho é tema de gincana em São Miguel

Escolhas sobre o trabalho, educação profissionalizante, dificuldades na busca de um emprego. Esses são alguns dos elementos  presentes na gincana que acontece hoje (9) no Galpão de Cultura, em São Miguel (SP). 




O evento conta com a participação da Fundação Tide Setúbal e faz parte do segundo dia da programação da Semana Expressão Jovens Urbanos, que acontece em várias regiões de São Paulo até sexta-feira (11). Na ocasião, foi entregue aos jovens o Guia de Auxílio à Escolha Profissional para Adolescentes e Jovens, feito pela fundação.  

Segundo dia da Semana Expressão Jovens Urbanos

Acompanhe a cobertura em tempo real desse segundo dia da Semana Expressão Jovens Urbanos em nossa página no Facebook. Clique aqui para acessá-la.

8 de novembro de 2011

Fotos

O pessoal do Jovens Urbanos abriu uma galeria com as fotos sobre o evento, que vai até dia 11 em São Paulo.

Confira algumas fotos da abertura:

Abertura - Semana Expressão Jovens Urbanos

Richard: é muita emoção estar com o Emicida

Richard, de 17 anos, é um jovem que participa da Comunidade Cidadã, no Grajaú. Ele, junto com os outros participantes do Programa Jovens Urbanos, está na abertura da Semana Expressão Jovens Urbanos, que está acontecendo na Casa das Caldeiras.


Além de vir ao evento, ele teve a oportunidade de fazer o beat box para o rapper Emicida. Ele também falou ao pessoal do blog:


"Vim porque era um evento que sabia que eu iria aprender bastante, mas eu não esperava essa surpresa de poder estar junto com o Emicida", diz ele.


"Para miim, que faço parte do grupo de rap Chinelos, é uma dádiva, um orgulho. Queria que minha família estivesse me vendo. É muito emocionante. Esse programa sempre me abriu portas", conta.

Emicida prestigia Expressão Jovens Urbanos

Escrita por Janaína Iracema

Uma visita inesperada: na abertura da Semana Expressão Jovens Urbanos, o rapper paulista Emicida aparece para prestigiar o trabalho dos Jovens Urbanos e contar um pouco sobre sua conquista que foi fazer o Rap ser reconhecido.

 Em sua palavras, ele disse o quanto é difícil para os jovens de hoje arrumar um emprego, após terminarem os estudos.


‘Você tem que acreditar no que você é capaz de fazer.”, disse ele, incentivando os jovens a correrem atrás dos seus sonhos. “O mundo às vezes nos traz mais dúvidas dos que respostas” – também relata.

 Ele conta também um pouco sobre a gravadora que abriu juntamente com seus parceiros, e que, com ela, tornou o Rap mais conhecido.

 Ao final da sua rápida visita, ele cantou uma rima referente ao Jovens Urbanos, com a ajuda do Jovem Richard, da Comunidade Cidadã da região do Grajaú.

“Incrível, ele falou das fases do qual ele passou e isso é uma realidade entre nós, os jovens. Eu gostei muito”, disse Thuany Karoline, da organização Comunidade Cidadã, no Grajaú.

Bastidores: expectativa é grande

Escrito por Daniele Ferreira

A equipe técnica do Cenpec está desde cedo nos preparativos , todos muito ansiosos.

A Ana, que faz parte do monitoramento e avaliação do  Programa Jovens Urbanos, disse que está super ansiosa e deseja que os jovens aproveitem ao máximo, pois foi um trabalho elaborado totalmente para jovens.

Já a Rita Carmona, que organizou o evento desde o começo, espera que os jovens façam uso do conteúdo a ser debatido na abertura durante o projeto que estão elaborando e  fora dele. Ela também quer que os jovens conheçam um novo modo de empreendedorismo, descubram um novo valor para o dinheiro, aproximem-se de novas linguagens e promovam o diálogo.

Charges - Semana Jovens Urbanos

Vejam algumas charges do evento:


Casa das Caldeiras recebe Jovens Urbanos

Escrito por: Daniele Ferreira


Hoje acontece a abertura da Semana Expressão Jovens Urbanos, o evento será realizado no espaço Casa das  Caldeiras.

O edifício que tem por nome Casa das Caldeiras foi construído na década de 1920 como plataforma de produção de energia para o Parque das Indústrias Reunidas Francesco Matarazzo. Ele é um exemplo da arquitetura fabril erguida durante o século passado e passou por varias reformas ate sua desocupação em 1970. "Ele marca a época de passagem da produção agrária para a época industrial da cidade", explicaValmíro Júnior, coordenador administrativo do local.


Em 1985 o Condephaat pediu o tombamento do imóvel e em 1998 foi incluído no projeto A Cidade e suas Historias da PUC-SP. Hoje, segundo Júnior, "a casa abre espaço para uma diversidade de eventos, desde casamentos a premiações", diz. 

Quem desejar conhecer a Casa das Caldeira é só entrar no site e se informar, o espaço realiza visitas monitoradas e vários outros eventos.

Semana Expressão Jovens Urbanos já vai começar

Daqui a pouco, começa a Semana Expressão Jovens Urbanos, com a abertura, às 14h, na Casa das Caldeiras - av. Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca - São Paulo/SP. 



O evento promete mobilizar vários territórios de São Paulo e a Casa das Caldeiras já está pronta para receber os mais de 600 jovens!!

Venha participar! Veja programação completa aqui.  

Semana - Entre os dias 8 e 11 de novembro de 2011, acontece na cidade de São Paulo a Semana Expressão Jovens Urbanos, uma ação do Programa Jovens Urbanos, iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).