A educação encontra-se hoje desvalorizada, as pessoas estão desistindo dos sonhos e objetivos, sabe-se lá se é por falta de interesse ou tempo. A educação não precisa ser apenas teórica, ela pode ser divertida e diferenciada com algo do seu agrado, por exemplo: músicas, danças, teatros e etc. Assim, a escola estará colocando em prática a leitura, escrita e a educação. Faça o que quiser, mas leia e escreva, pratique a EducArte.
Fanzine feito pelas jovens para falar um pouco sobre educação e arte.
Na manhã do dia 24 de outubro, os Jovens Urbanos participaram de um encontro na Viração. Discutimos "Qual seria a escola dos nossos sonhos", a importância da leitura e a realização de um fanzine.
Ao longo do dia desta manhã recolhemos alguns depoimentos:
"Tirando o sono, foi um dia muito produtivo de conhecimento para os jovens''
(Janaina, Elenice e Emanuella)
''Proveitoso, engraçado na hora de desenhar e descobrir como a escola pode ser legal se tentar adaptar o conteúdo a ser dado ao nosso jeito''
(Meire, Gislaine e Liliane)
''O dia de hoje foi legal, pois começamos com uma discussão para introduzir a matéria''
(Daniele, Nara, Jefferson)
O sistema não quer que evoluímos, mas temos que lutar para mostrar que também somos capazes disso e que viemos "de baixo" e não do "berço"! O sistema nos deixa mais alienados, quer que saibamos apenas aquilo que lhes convém, Não devemos nos render ao que podemos chamar de "algoz contemporâneo". Temos que combatê-lo da melhor forma possível : nos impor como os 300 de Esparta, expor nossas ideias como Sócrates e colocar em prática nossos projetos para melhorar nossas vidas e, consequentemente, a sociedade.
O que é?
É uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação do Cenpec, que integra as ações do Programa Jovens Urbanos .
Objetivos: articular e dar visibilidade a projetos e pessoas que estimulem o letramento na cidade de São Paulo, na perspectiva de valorizar o uso da Língua Portuguesa em diferentes contextos e a sua apropriação pela juventude .
Quando acontece?
Nos dias 8,9,10 e 11 de novembro
Fique Ligado na Programação:
Grajaú:
Pagode da 27;
Cooperifa;
Dj Careli;
Entre outros...
Heliópolis:
Rádio Heliópolis;
Cine Favela;
Sarau;
Entre outros
São Miguel:
Sarau;
Música popular;
Exposições Fotográficas;
Entre outros...
Lageado:
Grafitti;
Maracatu;
Oficina de Fanzine.
Entre outros...
Como Nascem As Manhãs - Flora Figueredo
"O fundo dos olhos da noite
Guarda silêncios
Escondem na retina
A menina que corre descalça em campos abertos
Pálpebras cerradas ,á noite emudece.
A menina com medo
faz um furo no escuro com a ponta do dedo
Cai um pingo de luz
Amanhece."
Não Fique de fora...
Divulgue, chame a galera e venha compartilhar suas experiências com a leitura nessa semana feita para...VOCÊ!!!
Dizem que para ter uma boa formação é preciso uma boa educação!
Educação é aquilo que fica e depois esquece o que a escola ensinou;
O potencial é aquilo que o jovens podem fazer: mudar e fazer a diferencia.
Nos dias 8,9,10 e 11/11 acontece a 1ª Edição da Semana Expressão Jovens Urbanos. O evento é direcionado aos educandos do programa Jovens Urbanos. O cronograma conta com atividades de música, dança, teatro, MPB, Poesia e Cultura, entre elas intervenções de HIP-HOP. Os educandos também poderão mostrar os conhecimentos adquiridos durante o programa. A semana aborda a cultura local , mostrando o talento dos artistas que estão nos bairros e incentivando a língua Portuguesa de formas diferentes.
Participantes: Jovens de todos os territórios do PJU
Palestrantes:
- Thiago Vinicius - Jovem Ponte - executor de Moema social Sampaio(Confirmado);
- Coletivo fora do eixo(a confirmar);
- Sergio Vaz - Organizador do sarau da Cooperifa - (a confirmar).
Programação:
- Abertura do evento- realizado por Jovens do Programa;
- Fala dos palestrantes e abertura para debate;
- Observação - Haverá kit lanche ao final do dia para o jovens.
" Ninguém é igual ninguém, mas devemos respeita-lós."
Durante a semana Expressão Jovens Urbanos serão abordados vários temas, que ampliarão os conhecimentos e modos de expressão dos jovens:
Dança
Expressão corporal , religiosa, força de vontade e segurança.
Música
A música vem retratar a realidade, a linguagem, e o status. Ela nos ajuda fisicamente e mentalmente - proporcionando uma expressão rápida, gostosa e saudável de ser praticada.
Teatro
Uma maneira de expressar opiniões e também de escapar da realidade .
Grafite
Através do grafite, o jovem se expressa, mostra sua opinião e faz seu protesto pessoal .
A finalidade do orkut é interagir através de fotos, depoimentos e Scraps. É algo mais pessoal: você interage com pessoas de seu dia-a-dia e a interação com os demais é feita através das comunidades. Utilizado por adolescentes.
Dicas:"Quer mostra suas fotos e fazer novas amizades, você está no lugar certo!"
Sua finalidade consiste em promover a comunicação entre usuários.
É utilizado por pessoas físicas, empresas, ONGs, grupos de protestos e afins. Sua comunicação é feita por meio de publicações no mural do usuário e de sua rede de amigos, na qual depois de postado (textos, fotos e vídeos), o conteúdo pode ser curtido, pelo aplicativo LIKE, comentado e compartilhado.
Entre os dias 8 e 11 de novembro de 2011, acontece na cidade de São Paulo a Semana Expressão Jovens Urbanos, uma ação do Programa Jovens Urbanos, iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
Com o objetivo de articular e dar visibilidade a projetos, espaços e pessoas que promovam o contato com as mais diversas manifestações da Língua Portuguesa na cidade de São Paulo, o evento conta com programação variada que acontecerá em diferentes locais da cidade.
Abertura
Um debate aberto ao público dará início às atividades da Semana no dia 8 de novembro, na Casa das Caldeiras. Participam do debate jovens que têm se destacado com práticas inovadoras de comunicação e mobilização, como o Coletivo Fora do Eixo, Laboratório Fantasma e Thiago Vinícius, criador da moeda social Sampaio, que circula no bairro Jd. Maria Sampaio, na Zona Sul da capital.
Intervenção nos territórios
No dia 09, a programação estará concentrada nos territórios em que o Jovens Urbanos atua em sua 6ª edição – Grajaú, Heliópolis, Lajeado e São Miguel Paulista –, com apresentação de produções culturais de coletivos, organizações sociais, educadores e artistas das comunidades locais.
Pretende-se desta forma promover a troca de experiência entre os participantes e o fortalecimento da rede local, visando futuras parcerias no desenvolvimento de ações nos territórios voltadas para a comunicação e mobilização comunitária.
Circulação na cidade
O dia 10 está reservado à circulação de cerca de 900 jovens do Programa por diferentes espaços da cidade de São Paulo que desenvolvem ações relacionadas às diversas linguagens como a Biblioteca SP, a Galeria Choque Cultural e a Biblioteca Mário de Andrade.
Encontro Público
No encerramento da Semana, dia 11, os jovens participantes apresentarão, em seus respectivos territórios, suas produções elaboradas a partir das oficinas realizadas no âmbito do Programa. Estão previstas exposições fotográficas, apresentações teatrais, de dança e de vídeos, entre outras.
Sobre o Programa Jovens Urbanos
O Programa Jovens Urbanos tem como objetivo ampliar o repertório sociocultural dos jovens em situação de vulnerabilidade, a partir de ações de formação que lhes permitem explorar, experimentar, circular e produzir na sua cidade.