Programa Jovens Urbanos



O Programa Jovens Urbanos (PJU) é uma iniciativa da Fundação Itaú Social voltada para jovens na faixa etária de 16 a 21 anos residentes nas periferias das regiões de grandes metrópoles. Realizado com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o PJU atua em articulação com agências governamentais (nos âmbitos municipal e estadual), centros tecnológicos, ONGs localizadas nos territórios de intervenção do programa e assessores especializados em diversas áreas de produção tecnológica.
Seu objetivo é ampliar o repertório sociocultural dos jovens em situação de vulnerabilidade, de maneira a contribuir para sua transformação do ponto de vista individual e coletivo. Para isso, oferece a eles ações de formação que lhes dão oportunidades de explorar, experimentar, circular e produzir na sua cidade. Dessa forma, colabora para a permanência e o retorno desses jovens à escola e para sua vinculação a novos processos formativos, além de facilitar o acesso e o usufruto dos equipamentos e bens culturais e sociais disponíveis na cidade, aumentando o conjunto de competências e habilidades necessárias para a vida pública e o mundo do trabalho.
Implantado pela primeira vez em 2004, na cidade de São Paulo (ver edições anteriores), o PJU está atualmente em sua 6a edição, que teve início em 2010 e será concluída em novembro de 2011.