11 de novembro de 2011

O que rolou na Semana Expressão Jovem no Grajaú!!!

  2° dia...

  Quarta- feira ensolarada, sem previsão de chuva, algo bom para os jovens da região do Grajaú, que estavam na Casa de Cultura, no segundo dia de atividade, da Semana Expressão Jovens Urbanos. Onde tiveram oficinas de Stencil, Lambe-Lambe, entre outros.
Iniciamos o dia com uma breve introdução com o Coordenador Magno Duarte (ONG-Comunidade Cidadã), juntamente com a Rozana, do Projeto Anchieta, e a apresentação dos DJ´s André e Binho, que animará os intervalos, para dar um esquenta nesse segundo dia de atividade.

Instrutores das Oficinas:

Bob e Joilson - Oficina de Musica;
Renato e Renan - Oficina de Stencil;
Manuel - Oficina de Dança;
André Bueno - Oficina de Lambe-Lambe;

Oficina - Luxo em lixo

  Como o grupo de comunicação era por região, nos separamos, para assim cobrir igualmente todas as oficinas que estão rolando, escolhemos a oficina de Música (Luxo em lixo), de começo, com o Bob e o Joilson (da Rede Social Comunidade Cidadã – esporte é arte Clique aqui), do qual 15 jovens estão participando.

  Para começar, e quebrar o gelo entre os jovens, eles mostraram os vários tipos de instrumentos, feitos de garrafas Pet, latas, pedaços de mangueiras, entre outros, o que chamou bastante a atenção dos jovens.

  “Tudo isso é para chamar a atenção” – diz Joilson, para explicar os desenhos que estão nos instrumentos.

  Após da apresentação dos vários instrumentos expostos aqui, eles dão uma proposta aos jovens, de criar alguns deles, os mais simples. Os jovens se divertiram bastante, executando esta tarefa, e também tocando (ou melhor fazendo bastante barulho), com os instrumentos já prontos.

  E após esta experiência, fomos ver o que eles acharam, confira:

“Zica mesmo” – diz Marcos, da ONG Comunidade Cidadã.

“Estou achando muito legal, eles deveriam fazer uma oficina fixa aqui, pois é diferente e interessante. E a partir de hoje vou começar a reciclar”. – diz Ana Caroline, da ONG Comunidade Cidadã.


Oficina - Lambe-Lambe

 A outra oficina do qual escolhemos relatar, é a de Lambe-Lambe, que estava sendo feita pelo André Bueno, no Calçadão Cultural, com a ajuda da Educadora Elisangela Duarte, com a participação de 21 jovens.
 Onde os jovens aprenderam as táticas de fixar fotos, banners, nas paredes de um jeito diferente.

 “Ah, muito legal e divertido, eu aprendi com fazer lambe-lambe, e irei executá-lo em meu projeto.” – diz Tainá, da ONG Comunidade Cidadã


Enquanto isso, nos intervalos...

  E é claro, não podemos esquecer que não é só por que somos da Equipe de Comunicação, que não podiamos nos divertir, nos pequenos intervalo que fizemos, curtimos as músicas remixadas dos DJ´s André e Binho, que estavam arrebentando.
  Após o nosso breve intervalo, fomos ao trampo, que foi a apresentação das atividades feitas nas oficinas executadas no decorrer do dia. A primeira apresentação foi da oficina de dança, no qual fizeram uma coreografia de Hip-Hop. A Segunda, foi da Oficina Luxo em lixo, do qual apresentaram vários ritmos de musicas com percussão. O que animou a galera.


Encerramento...

  Para encerrar a apresentação deles, fizeram uma proposta de fazer um cortejo, e assim passar pelo calçadão do Grajaú.


E para encerrar as apresentações das oficinas, o pessoal do Stencil, deixou sua marca, nos degraus das escadas do Calçadão do Grajaú. E Assim se encerra o segundo dia da Semana expressão Jovem.

3° dia...
  
 Após a abertura na Casa das Caldeiras, workshop's, ontem foi dia de explorações. O pessoal se dividiu em 2 grupos, um foi para a Pinacoteca e o outro para o Teatro Sesi.

Eu acompanhei a galerinha do Teatro, que assistiram a peça "O Casamento Suspeito".


"A PEÇA FOI MUITO ENGRAÇADA (risos)" - Lucas Max (convidado do PJU).

"Muito engraçado, gostei" - Higor Queiroz  (convidado do PJU).



Todos os jovens que foram gostaram muito, riram muito e aplaudiram de montão.


De Janaína Iracema

Nenhum comentário:

Postar um comentário