26 de outubro de 2011

Semana procura valorizar a juventude, suas linguagens e diferentes formas de expressão


Entre os dias 8 e 11 de novembro de 2011, acontece na cidade de São Paulo a Semana Expressão Jovens Urbanos, uma ação do Programa Jovens Urbanos, iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
Com o objetivo de articular e dar visibilidade a projetos, espaços e pessoas que promovam o contato com as mais diversas manifestações da Língua Portuguesa na cidade de São Paulo, o evento conta com programação variada que acontecerá em diferentes locais da cidade.
Abertura
Um debate aberto ao público dará início às atividades da Semana no dia 8 de novembro, na Casa das Caldeiras. Participam do debate jovens que têm se destacado com práticas inovadoras de comunicação e mobilização, como o Coletivo Fora do Eixo, Laboratório Fantasma e Thiago Vinícius, criador da moeda social Sampaio, que circula no bairro Jd. Maria Sampaio, na Zona Sul da capital.
Intervenção nos territórios
No dia 09, a programação estará concentrada nos territórios em que o Jovens Urbanos atua em sua 6ª edição – Grajaú, Heliópolis, Lajeado e São Miguel Paulista –, com apresentação de produções culturais de coletivos, organizações sociais, educadores e artistas das comunidades locais.
Pretende-se desta forma promover a troca de experiência entre os participantes e o fortalecimento da rede local, visando futuras parcerias no desenvolvimento de ações nos territórios voltadas para a comunicação e mobilização comunitária.
Circulação na cidade
O dia 10 está reservado à circulação de cerca de 900 jovens do Programa por diferentes espaços da cidade de São Paulo que desenvolvem ações relacionadas às diversas linguagens como a Biblioteca SP, a Galeria Choque Cultural e a Biblioteca Mário de Andrade.
Encontro Público
No encerramento da Semana, dia 11, os jovens participantes apresentarão, em seus respectivos territórios, suas produções elaboradas a partir das oficinas realizadas no âmbito do Programa. Estão previstas exposições fotográficas, apresentações teatrais, de dança e de vídeos, entre outras.
Sobre o Programa Jovens Urbanos
O Programa Jovens Urbanos tem como objetivo ampliar o repertório sociocultural dos jovens em situação de vulnerabilidade, a partir de ações de formação que lhes permitem explorar, experimentar, circular e produzir na sua cidade.
Mais informações sobre o Programa Jovens Urbanos e a programação completa podem ser conferidas no site Educação Integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário